sexta-feira, 26 de setembro de 2008

UEFA Europa League


O Comité Executivo da UEFA aprovou a alteração da designação da Taça UEFA, que passará a chamar-se UEFA Europa League, a partir da época 2009/10.

O novo nome é o prenúncio de grandes mudanças na prova, que terá uma nova fase de grupos de 48 equipas, com exploração centralizada dos direitos de transmissão, a imagem de um patrocinador e uma bola exclusiva, para além de sponsorização desde a fase eliminatória, um novo logótipo e identidade visual própria. O presidente da UEFA, Michel Platini, afirmou: "As mudanças vão melhorar esta histórica competição, que é deveras importante para a UEFA e para o futebol europeu, visto levar a mais adeptos, jogadores e clubes o encanto das provas europeias. Estou convencido que este renovado formato dará à UEFA Europa League um novo e bem sucedido impulso".

A mudança de nome, logótipo e imagem de marca da competição é o passo que se segue, após a aprovação da alteração do formato da Taça UEFA e a criação de uma verdadeira fase de grupos, com jogos em casa e fora. Esta decisão foi adoptada pelo Comité Executivo da UEFA em Dezembro de 2007, durante um encontro realizado em Lucerna, na Suíça. A mudança de nome reflecte melhor o formato da competição e, com as inovações no logótipo e na imagem de marca, as alterações evoluem para níveis tais que se pode considerar que a época 2009/10 marcará o nascimento de uma nova prova.

O novo nome e logótipo ajudará a sublinhar a identidade especial da competição e o seu singular sentido desportivo. O novo formato encorajará as equipas dos países emergentes ou clubes menos mediáticos a mudarem a velha ordem, e a identidade da prova procurará reflectir isso mesmo. Com todas estas inovações, a UEFA pretende rejuvenescer a competição à luz de um novo enquadramento no futebol europeu, que mudou significativamente com o enorme sucesso da UEFA Champions League, para que UEFA Europa League se possa impor como uma grande prova de clubes.


fonte: uefa.pt

Nenhum comentário: