sábado, 13 de dezembro de 2008

"Louco" Ronaldo


Antes de mais fica o esclareciento: a expressão do título nada tem a ver com as "aventuras" de Ronaldo nos últimos tempos mas sim com a alcunha atribuída aos adeptos do Corinthians (loucos). Esta postagem não é mais do que a minha homenagem áquele que, em 1997, já foi o Melhor do Mundo e que acabou de assinar, no dia 9, contrato com o Timão, simbolizando a sua “morte” para o futebol europeu e o seu desejo de acabar a carreira no Brasil. Ronaldo, o fenómeno, é considerado por muitos o melhor jogador da última década. E é esse jogador que vou recordar neste vídeo – um jogador magro, ágil, rapidíssimo, com um poder de finalização brutal, fundamental na conquista do Campeonato do Mundo de 2002 por parte do Brasil, sagrando-se o melhor marcador com 9 golos (4º melhor marcador de sempre de fases finais de Mundiais, apenas atrás de Gerd Müller, Just Fontaine e Sándor Kocsis), pois será esse que irá ficar para a história e não este último que foi “obrigado” a regressar para o Brasil e cujas lesões o tornaram no “mendigo” que estamos habituados a ver numa fotografia vezes sem conta, que põem lado a lado o Antigo Fenómeno e o Actual Fenómeno. Já agora, para terminar esta pequeníssima homenagem, ainda para mais tendo em conta o enorme jogador que foi, fica o apelo à canarinha de que dêem mais 3 internacionalizações a Ronaldo, para que lhe possa ser atribuído o título de Embaixador da selecção (tal como Luís Figo e Fernando Couto o são, na portuguesa), visto que são estes jogadores que merecem ficar para a posteridade, e uma das melhores maneiras de imortalizar a história dos jogadores na selecção e, como consequência, no Futebol Mundial, é, na minha opinião, a de lhes ser atribuído este título que só se consegue quando se tem 100 internacionalizações pela equipa A e, tendo em conta as 97 de Ronaldo, não custava nada à Federação, em nome do Brasil, dar este orgulho ao Fenómeno, depois de tanta coisa que este já deu à selecção.

Outra sugestão

Um comentário:

Anônimo disse...

O visionamento dos vídeos com os lances de golo do Ronaldo permitiu-me ( se algumas dúvidas tivesse....)confirmar a excepcional classe do "Fenómeno" e atribuir-lhe a distinção do maior avançado dos últimos 30/40 anos...
Basta atentar nas características reveladas nas imagens:
1) - força física, com arranques velocíssimos;
2) - domínio de bola, durante a recepção;
3) - olhos sempre postos na baliza;
4) - drible curtíssimo, em que senta os adversários (guarda-redes incluídos...);
5) - remates em jeito, como quem acaricia a bola;
etc.
etc.
Repito que, como avançado, nenhum das últimas décadas, se lhe compara
Nem Eusébio, Maradona, Gerd Muller,Raul, C.Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e, tantos outros.
Alguns dos acima mencionados poderão ser mais tecnicistas, mais completos ( a atacar e a defender, se necessário..), mas o que se vê nas imagens, referentes a um ponta-de-lança,identificam-no como o MAIOR!
Em meu entender, claro.
JA