domingo, 11 de janeiro de 2009

2008-09, Liga Sagres 14ª jornada, Benfica 1 - Braga 0

Benfica 1 – Braga 0

David Luiz 45+2’ 1-0

A primeira chance de golo ocorreu aos 11’ do jogo com um bom chuto cruzado de David Suazo, a fazer valer uma grande intervenção de Eduardo, que impediu que Suazo fizesse um grande golo. Aos 29’ foi a vez do Braga tentar a sua sorte, por intermédio de Alan, que respondeu da melhor maneira a um canto batido por Vandinho, ao desviar a bola de cabeça ao primeiro poste e a permitir a primeira boa intervenção de Moreira na partida, ele que salvou o Benfica em lances de golo iminente em 2/3 ocasiões realizando, assim, um grande jogo. Aos 41’ boa jogada de Di María na esquerda, interceptando um ataque do Braga e, assim, dando origem a um contra-ataque do Benfica, flectindo para o meio e assistindo Ruben Amorim, que tentou a sua sorte, puxando a bola para dentro e chutando com o seu pé menos forte (esquerdo). Bom chuto de Ruben Amorim. Aos 45’, o clube da Luz aproveitou da melhor maneira o livre que surgiu de uma falta cometida sobre David Suazo, na esquerda para marcar mesmo ao cair do pano da 1ª parte. Aimar bate bem o livre e David Luiz a usar da melhor maneira o seu jogo de cabeça. Nota negativa para a equipa de arbitragem que não assinalou fora de jogo a David Luiz, o golo foi marcado, assim, em posição irregular. Aos 3’ da segunda parte, ou seja, aos 48’ de jogo, é a vez de Rentería fazer os adeptos do Braga suspirar: livre batido na esquerda por Luis Aguiar, alguma confusão na área, Frechaut impede que a bola saia pela linha de fundo, dá para trás para César Peixoto, este dá de coxa para o meio e Rentería faz um remate acrobático, saiu por cima. Aos 57’, Suazo permite a defesa de Eduardo num penalty assinalado por Paulo Baptista, que entendeu haver falta sobre Di María na área. Poderá considerar-se que o João Pereira vem a agarrar Di María, porém mal entra na área tem a preocupação de o largar, logo se houvesse alguma falta, que penso não existir motivos para tal, seria fora da área. Mas o que o árbitro entendeu ser falta foi o encosto de Mossoró a Di María que, na minha opinião, foi apenas carga de ombro. Penalty inexistente. Para mim a melhor intervenção do Moreira aconteceu ao minuto 76’, em que este salva “literalmente” o Benfica numa magnífica intervenção em voo a travar, de mão esquerda, o chuto bem colocado de Alan. Mais uma vez, Moreira a salvar o Benfica, ao minuto 84’. Reyes perde a bola a meio-campo, num desarme de João Pereira e, muito bem João Pereira a lançar Rentería num passe a rasgar e este a fazer o que lhe competia e a tentar colocar a bola de trivela. Repito: mais uma vez Moreira a salvar o Benfica.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente análise, Pedro.
Isenção a 100%, até no lance irregular do golo.
Contudo, recordo que, naquele aglomerado de jogadores, o juiz auxiliar poderia estar "tapado" e, daí, não ver a situação de off-side do David Luis, no momento exacto em que o livre é marcado....
Na realidade, o marcador tem por hábito, como muitos outros jogadores, colocar-se em posição de fora-de-jogo, antes da marcação da falta ( e -só nesse momento- é que conta...), atraindo os defensores e, ràpidamente, colocar-se em jogo, no momento em que a bola é batida.
Só que essa manobra tem de ser executada no "timing" certo e, desta vez, COM RECURSO À TV,note-se, constata-se que David Luiz está ligeiramente adiantado em relação ao último defensor.
Golo mal validado, concordamos, tendo, contudo, de reconhecer que são - no campo, com os meios de que o árbitro dispõe - difíceis de ajuizar. E porque a FIFA propõe que em caso de dúvida, se favoreça o atacante.....compreende-se o erro.
Quanto ao Moreira, tudo dito. Extraordinária exibição!
O SLB tem de praticar um futebol mais aguerrido, com bola de pé em pé quando a tem, e forte pressão quando a perde.
David Luis, outra excelente exibição, merece bem o lugar de lateral esquerdo, até porque Miguel Vítor tem reveladoqualidade superior.
Parabéns, vão na frente. Mas até quando ?????
JA