terça-feira, 30 de junho de 2009

Actualização do defeso - 30-06-09

- A jovem promessa do Ergotelis, Koutsianikoulis, deu o salto para o PAOK, após o clube de Fernando Santos ter pago 1,5 milhão de euros pelo jovem extremo, de apenas 20 anos.

- Jeremy Mathieu, ala-esquerdo do Toulouse, que chegou a ser apontado como possível reforço do Benfica, assinou pelo Valência a custo zero, num contrato que terá a duração de 3 temporadas.

- Fumo, médio de 29 anos formado no Sporting, com carreira baseada na Liga de Honra assinou contrato com o Olympiakos, do Chipre, depois de ter passado a época transacta no Atromitos (14 jogos, 1 golo), primeira metade da época, e no APEP (13 jogos, 4 golos), segunda metade.

- Nashat Akram, médio box-to-box, internacional iraquiano com 77 jogos e 10 golos pelo seu país, assinou contrato com o Twente, por 3 temporadas. O clube orientado por Steve McClaren, terminou em segundo no ano que agora findou, apenas atrás do imparável AZ Alkmaar, não teve de gastar qualquer soma, uma vez que o jogador terminava contrato. Akram esteve com um pé no Manchester City , em Janeiro de 2008, por indicação de Eriksson, chegando mesmo a visitar as instalações do clube. A transferência só não se concretizou, devido à licença de trabalho, que não chegou e impossibilitou a mesma de se concretizar – nem as cerca de 70 internacionalizações que o jogador já contava no seu currículo o salvaram, factor que se prendeu com a falta de currículo, clubisticamente falando: Al-Shorta Bagdad (Iraque), Al-Nassr (Arábia Saudita), Al-Shabab (Arábia Saudita), Al-Ain (EAU) e Al-Gharafa (Qatar). Escusado será dizer que estamos perante uma das maiores promessas do Iraque.

- Fraizer Campbell, ponta-de-lança de 21 anos do United, assinou pelo Hull, numa operação que custou aos cofres dos tigers 6,8 milhões de euros.

- Mehmet Topuz, médio que nas últimas 5 temporadas alinhou pelos turcos do Kayserispor, assinou pelo Fenerbahçe, custando aos homens de Cristoph Daum 7,5 milhões de euros mais o passe de Gokhan Emreciksin.

- Gustavo Lazaretti, central brasileiro que em 2003 foi prestar provas ao Chelsea B, e que conta actualmente com 25 anos no seu B.I., será jogador do Vitória de Guimarães. O contrato é de cedência por uma temporada, ficando o clube de Guimarães com opção de compra. Quem também está garantido é outro central, também brasileiro, de seu nome Tiago de Alencar, de 22 anos, assinando um contrato válido por duas épocas.

- Sebastián Abreu, jogador que na temporada transacta actuou pelo Real Sociedade, e pelo qual alinhou num total de 18 partidas e fez o gosto ao pé por 11 vezes, será jogador do Aris, da Grécia, num contrato que terá a duração de uma temporada.

- Roman Eremenko, jovem médio finlandês (nascido na Rússia) de apenas 22 anos, saltou muito cedo para a ribalta, mais propriamente para o cálcio, onde há 4 anos atrás a Udinese o resgatou ao desconhecido Jaro, clube que tem na família Eremenko um grande orgulho, uma vez que, para além de Roman, também o seu pai (Aleksei) e irmão mais velho (Alexei, actualmente ao serviço do Saturn, da Rússia) fazem parte do restricto lote de ídolos do clube. Eremenko acaba de se transferir para o Dinamo de Kiev por uma soma de 5 milhões de euros, depois de ter passado a temporada transacta ao serviço dos campeões ucranianos, a título de empréstimo.

- Ondrej Mazuch, central de 20 anos da Fiorentina, irá envergar a camisola do Anderlecht na próxima temporada, a título de empréstimo.

- Castanheira, médio de 31 anos que passou quase toda a sua carreira ao serviço do Braga, onde se formou, será jogador do APOEL na próxima temporada seguindo, assim, os passos do central Paulo Jorge.

- Nuno Diogo, defesa português de 28 anos que esta temporada actuou pelos romenos do Otopeni, será reforço do Cluj para 2009-10. Também Dica, do Rapid Bucareste, e Trica, do Anorthosis, se mudam para o clube de Toni.

- O PSG decidiu accionar a cláusula de opção de compra acordada aquando da ida de Mateja Kezman do Fenerbahçe para os parisienses. O sérvio custou aos cofres do clube 4,5 milhões de euros.

- Wang Gang (20 anos), jovem chinês do Benfica que na sua primeira temporada como sénior ajudou o Desportivo de Chaves a subir à Liga de Honra ao perfazer 14 jogos (10 a titular) e ao marcar 3 golos, estará na próxima temporada ao serviço do Beira-Mar.

- Tiago, médio de 33 anos que na última época jogou no União de Leiria, perfazendo um total de 29 jogos e 3 golos está de regresso ao Trofense, clube onde se formou (saiu aos 18 anos) e pelo qual nutria um desejo enorme de voltar a representar na fase terminal da carreira. No seu currículo conta com passagens, entre outros, pelo Benfica e FC Porto, clube pelo qual venceu um Campeonato e uma Taça UEFA. O jogador tinha em mãos uma proposta do Leiria.

- Trigueira, jovem guarda-redes de apenas 21 anos, assinou contrato de dois anos com o Rio Ave. O jovem foi formado no Boavista, de onde só saiu há duas temporadas para representar o Ribeirão, a título de empréstimo.

- Jorge Gonçalves, jogador que há um ano saiu do Leixões com destino a Santander, onde representou esta temporada o Racing, numa operação que custou aos cofres do clube espanhol 1 milhão de euros, está de volta a Portugal para representar o Vitória de Guimarães. O contrato é de empréstimo de um ano, ficando o clube da cidade de Berço com opção de compra.

- Juninho Pernambucano (Lyon) transferiu-se para o Al-Gharafa, do Qatar, numa transferência que não implicou quaisquer custos ao clube do Oriente, uma vez que Juninho se encontrava livre. O médio canarinho irá auferir 2,5 milhões de euros por cada temporada que envergar aquela camisola.

- Djimi Traoré transferiu-se do Portsmouth para o Mónaco a custo zero.

- Fernando Alexandre é reforço do Braga. O médio formado no Benfica assinou um contrato válido por 4 temporadas e resta apenas o Braga acordar com o Estrela da Amadora a indemnização, que não ultrapassará os 50 mil euros (valor da cláusula de rescisão do contrato que o unia ao clube da Reboleira).

- Jair Baylon e Kalaba (ambos do Braga) foram emprestados ao Gil Vicente. Em relação a este último trata-se apenas de uma prorrogação do empréstimo, uma vez que já no ano passado envergou a camisola dos galos.

- Bura (Porto) emprestado ao Santa Clara.

- Sídnei assina pelo Rio Ave, que não terá de desembolsar qualquer tipo de soma ao Boavista, uma vez que o jovem ponta-de-lança brasileiro (22 anos) terminou contrato.

- Carlos Fernandes, do Marítimo, transferiu-se para o Olhanense, também a custo zero.

- Nenê pôs fim às especulações sobre o seu futuro, muito se falava no Benfica, e também se chegou a falar do Porto, e assinou pelo Cagliari, da Serie A de Itália, numa operação que custará aos cofres do clube da capital da Sardenha 4,5 milhões de euros, valor que poderá acrescer a 7 milhões, consoante os golos do brasileiro e a classificação final da equipa. O Nacional receberá o jovem central italiano (23 anos) Magliocchetti, formado na Roma.

- Eliseu transferiu-se do Málaga para a Lázio, por uma verba de 600 mil euros. O contrato que ligará o médio português ao clube romano será válido nas próximas 5 temporadas.

- Mellberg, central sueco da Juventus, irá representar o Olympiakos a partida da próxima época. O dinheiro envolvido na operação é de 2,5 milhões de euros, que poderá acrescer a 3, caso o Olympiakos assegure um lugar que dê acesso à Liga dos Campeões.

- Inamoto (Frankfurt) assinou pelo Rennes. O jogador terminava contrato com o clube alemão.

- Thomas Vermaelen (central belga do Ajax de 23 anos) transferiu-se para o Arsenal, por uma soma de 10 milhões de euros.

- Joe Hart, jovem guardião do City, titular com Eriksson, foi emprestado ao Birmingham.

- Filipe Mendes, guardião que na temporada passada alinhou pelo E. Amadora, assinou pelo Paços.

- Franco Zuculini, médio do Racing, assinou pelo Hoffenheim, numa operação que custou aos cofres do clube de Dietmar Hopp. Em sentido inverso poderá estar o atacante senegalês Demba Ba, que tem sido apontado ao Estugarda, clube que se encontra no mercado à procura de um substituto para Mário Gomez, já transferido para o Bayern Munique por 30 milhões de euros. Outro jogador que poderá estar de saída do clube que terminou em 7.º lugar a última Bundesliga é Carlos Eduardo, com Zenit como destino.

- Rui Miguel, médio-ofensivo português de 25 anos transferiu-se para o V. Guimarães, após o clube minhoto pagar 300 mil euros ao Zaglebie Lubin. O médio esteve emprestado ao Paços de Ferreira, na temporada transacta e tinha uma cláusula de opção de compra que permitia aos castores pagarem uma verba igual à que foi paga pelo Vitória e ficar automaticamente com o jogador.

- Roque Santa Cruz transferiu-se do Blackburn para o Man City, após o clube de Manchester ter pago 22 milhões de euros pelo seu passe. Está é uma transferência que, até agora, figura no top 5 das transacções de jogadores de futebol deste defeso.

- Bem Sahar, ponta-de-lança israelita de 19 anos, foi contratado pelo Espanhol, que não hesitou em pagar 1 milhão de euros ao Chelsea, clube ao qual o jovem estava ligado. O contrato será válido por 5 temporadas.

- Orlando Engelaar (Schalke 04) assinou pelo PSV, numa operação que custou aos cofres do clube de Roterdão, 4 milhões de euros. O gigante (1,98m) conta no seu BI com 29 anos.

- João Tomás (Boavista) assinou pelo Rio Ave.

- Nakamura transferiu-se para o Espanhol, assinando um contrato válido por duas temporadas. O jogador japonês encontrava-se livre, depois de ver o seu contrato com o Celtic expirar.

- Luis Jiménez, médio chileno do Inter, foi emprestado ao West Ham, clube que só precisa de despender de 8,5 milhões até ao final da temporada, para ficar com o jogador, segundo o valor da cláusula de opção de compra afixada.

- Hélder Barbosa, jovem extremo portista foi emprestado ao RKC, da Holanda, recém-promovido à principal divisão do país.

- Hermes, do Gil Vicente assinou pelo Trofense.

- Barges, do Estoril assinou pelo Belenenses.

- Arturo Lupoli, Fiorentina, transferiu-se para o Ascoli, num negócio de co-propriedade, que também envolve Francesco Di Tacchio, Ascoli, no sentido oposto.

- Ricardo Chaves assina pelo Rio Ave.

- Ney Santos assina pelo Braga.

- Raúl Albiol, central do Valência transferiu-se para o Real Madrid por 15 milhões de euros.

- O Catania ganhou a corrida ao Benfica e contratou Mariano Andújar, guarda-redes internacional argentino (actual titular) que sempre deixou transparecer a sua preferência pelo futebol italiano. A soma envolvida no negócio é desconhecida.

- Gregory (V. Guimarães) assinou pelo Sp. Gijón.

- Morgan de Sanctis assinou pelo Nápoles. O guardião terminou contrato com o Sevilha.

- Marco Motta (Udinese) assinou pela Roma, que pagou 3,2 milhões para contar com os seus préstimos.

- Ignazio Abate, jovem extremo italiano que no ano transacto se transferiu do Milan para o Torino, por 2 milhões de euros, regressou agora a casa, depois dos milaneses despenderem 3 milhões de euros pela aquisição do seu passe.

- Marko Marin, médio-ofensivo alemão de apenas 20 anos, transferiu-se do Borussia Monchengladbach para o Werder Bremen, por 8,2 milhões de euros. Uma das razoes da mudança, segundo consta, prendeu-se com o desejo de envergar a camisola da mannschaft no próximo Mundial.

- Javier Saviola assina pelo Benfica, num contrato válido para as próximas 5 temporadas. O argentino receberá 1,6 milhões de euros limpos por época.

- Brayan Angulo, defesa-esquerdo do Leixões, rumou ao Deportivo. O colombiano foi cedido por um ano, com opção de compra, aos espanhóis. O passe de Angulo é pertença da empresa espanhola Inverfutbol, que também detém o passe de Vasco Fernandes, pelo que se desconhece se o clube português, que tinha contrato com o colombiano até Junho de 2010, recebe alguma indemnização.

- Djibril Cissé rumou ao Panathinaikos, após os gregos pagarem 10 milhões de euros pelo passe do francês. Quem seguiu as suas pisadas foi Katsouranis (Benfica) que há muito mantinha o desejo de rumar a um país que mantivesse ligações aéreas com Atenas, nunca descurando a possibilidade de voltar a casa. O Pana pagou, assim, 2,2 milhões de euros ao Benfica e cerca de 800 mil euros ao AEK, para contornar a cláusula que ficou estabelecida, aquando da ida de Katso para a Luz.

- Fofana, Académica, prorrogou o seu empréstimo com o Santa Clara.

- Michael Landreau transferiu-se para o Lille, que pagou 2 milhões de euros ao PSG, clube que está de olho em Patrick Vieira, aparentemente dado como dispensável para a próxima época, e que já encontrou sucessor para Landreau: Gregory Coupet, comprado ao Atleti por 800 mil euros.

- Roberto Sousa, trinco que na temporada transacta alinhou pelo Leixões, por empréstimo do Celta de Vigo, será, ao que tudo indica, reforço do Marítimo.

- Leo Franco (Atlético Madrid) transferiu-se para o Galatasaray. O jogador encontrava-se livre.

- Já está encontrado o sucessor de Cristiano Ronaldo, o mais-do-que-provável Luis Valência (Wigan). O United pagou 18,8 milhões de euros ao Wigan e pagará ao equatoriano mais de 4,2 milhões por ano.

- Yoann Pele, guarda-redes que terminou contrato com o Le Mans e que foi dado como possível reforço do Benfica assinou pelo Toulouse.

- Jordi Codina, terceiro guarda-redes do Real Madrid, desejado por Quique Flores, na pré-época transacta para reforçar os encarnados é novo reforço do Getafe.

- Acquafresca serviu de moeda de troca no negócio que levou Diego Milito ao Inter por 22 milhões de euros (+ Acquafresca).

- Tiago Ronaldo (V. Guimarães) rumou ao Standard Liége).

- Rafal Grzelak transferiu-se do Xanthi para o Steaua por uma verba de 200 mil euros.

- O Porto comunicou esta noite, bem como o Marselha, ter chegado a um princípio de acordo com o clube francês para a transferência de Lucho González, numa operação que custará 18 milhões de euros aos cofres dos Marseillais, sendo que esta verba poderá acrescer a 24 milhões de euros, consoante a “performance desportiva do clube que o atleta irá representar”.

Nenhum comentário: