Robert Snodgrass (Leeds) – 22 anos (07.09.1987) – extremo-direito – ESCÓCIA
183cm
77kg
Snodgrass trata-se de um jovem escocês de 22 anos de muito potencial que, apesar de ser extremo-direito de raiz, poderá também ocupar ambos os lados mais avançados do meio-campo (tanto na direita como na esquerda) e também a posição de segundo avançado. Quando ocupa a posição de extremo-direito (a sua posição raíz) como o fez, e bem, contra o Liverpool para a Taça da Liga, por exemplo, Snoddy dá asas à sua criatividade para, em conjunto com o seu magnífico pé esquerdo e a sua técnica bastante acima da média, ludibriar os defesas e fintá-los daquelas maneiras a que só os craques têm acesso, facilitada ainda pela sua velocidade que, não sendo estonteante, é bastante satisfatória. Poderá também aproveitar o seu pé esquerdo para, desde a direita, fazer diagonais para o centro ou meter a bola para dentro e rematar cruzado à baliza. Snoddy tem ainda uma característica que cada vez vem ganhando mais importância no futebol: boa marcação de bolas paradas, tanto de livres como de cantos, Snoddy faz jus ao seu pé esquerdo.
Na temporada transacta, 1ª ao serviço do Leeds, marcou 11 golos no total das competições, sendo que 9 dos 11 foram para a Liga, e ainda liderou as assistências da 1st Division (3ª divisão inglesa) com 16 passes para golo.
Se a tudo isto somarmos o facto de militar na 3ª divisão inglesa, facilmente se depreenderá que o seu resgate não será de todo complicado, quer em termos desportivos, quer financeiros (se bem que em Portugal só os grandes, Braga e Nacional, por ventura, é que conseguiriam igualar o salário pago pelo Leeds). Sem dúvida alguma, um jogador a não perder de vista, com qualidade para militar na Premier League. Sigam-no e vão ver que ele é muito mais do que o miúdo da selecção escocesa sub-19 vice-campeã europeia de há 3 anos, que rejeitou um trial no Barcelona.
PEQUENA NOTA BIOGRÁFICA: Snodgrass era do Celtic, assim como toda a sua família e, no início da sua carreira chegou a ir prestar provas ao clube de Celtic Park, assim como ao de Ibrox Stadium (Rangers). Ofereceram-lhe contrato 3 clubes, foram eles: Celtic, Clyde e Livingston, sendo que o último lhe oferecia transporte. Esta razão, em conjunto com o facto de Snoddy não acreditar que lhe dariam muitas oportunidades, apesar de lhe terem dito que depositavam nele muitas esperanças, levou-o a optar por rumar a West Lothian, Livingston. Antes de assinar o seu primeiro contrato profissional com o clube de Livingston, Snoddy era assediado por alguns clubes, sendo que o que mais demonstrou interesse foi o Blackburn, que o chegou a abordar, esbarrando no interesse do jogador, e chegando a dizer-lhe que, se porventura se sentisse insatisfeito, não hesitasse a dizê-lo aos dirigentes dos Rovers. O certo é que Snoddy se manteve fiel ao Livingston e se tornou no jogador mais jovem a vestir a camisola do clube ao mais alto nível, estreando-se na Scottish Premier League com tenros 17 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário