Hoje é o primeiro dia da Era-Mourinho com os nerazurri e, como confesso admirador das qualidades de Mourinho que sou, não o poderia deixar passar impune. José Mourinho é, na minha opinião, o melhor treinador de futebol da actualidade e a sua maneira de ser - o seu ar arrogante, o seu humor nas conferências de imprensa, os seus mind-games,... - torna-o ainda mais fascinante, pois fazem dele o treinador mais mediático do Mundo (daí que, mesmo quando esteve afastado das quatro linhas, estivesse constantemente a aparecer nos media: sempre que havia um azar de um colosso europeu, lá estava Mourinho preparado para assumir o cargo de treinador, uma autêntica mina que pode ser pisada por qualquer um, tal como referiu Carlo Ancelotti quando Mourinho foi despedido do Chelsea e, para azar de Mancini, acabou por ter sido este a pisá-la).Interessante é também o facto desta conferência de imprensa ser dada em italiano pelo próprio...José Mourinho. É que este passou os últimos cinco meses a aprender italiano e a grande verdade é que já faz das suas nas conferências de imprensa (ver p.s.).
Creio que há algumas ideias a reter desta contratação. A primeira é a antecipação de Massimo Moratti relativamente à contratação de Mourinho, visto que certamente não iria durar muito mais tempo a sua ausência dos grandes palcos e a segunda é o facto de Mourinho ter muitas ferramentas para poder começar a fazer o seu trabalho. Afinal de contas, Mourinho pretendia gozar de liberdade no que toca às transferências, um clube que acreditasse nele e que, fundamentalmente, desse provas disso mesmo. Tal prova foi dada aquando da decisão de Moratti em despedir Roberto Mancini, uma vez que ao tomar tal atitude teve de abrir mão de muitos milhões de euros cifrados na sua cláusula de rescisão, avaliada em 24 milhões de euros.
Vai ser interessante acompanhar Mourinho nesta nova aventura por Milão, pois, como disse, tem muito material para desenvolver e lapidar. Zlatan Ibrahimovic, Patrick Vieira, Luís Figo (o qual vai reencontrar depois da passagem por Alvalade e pelo Camp Nou), Esteban Cambiasso,...enfim, toda uma panóplia de estrelas ao dispor de Mourinho. Para terminar, gostaria só de referir que Mourinho tem em Pelé e Balotelli duas estrelas iminentes prestes a transbordar toda a sua magia e deixar a sua marca no futebol mundial.
P.S.: "Pirla" é uma palavra milanesa (calão) que significa estúpido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário