Apesar de já ter três dias, só hoje vou comentar esta notícia: Danny no Zenit Saint Petersburg - mais um jogador português a protagonizar uma transferência milionária, cenário que realça bem a qualidade dos jogadores que Portugal tem à sua disposição e que os coloca no topo dos melhores jogadores mundiais. Daniel Miguel Alves Gomes (mais conhecido por Danny) nasceu em Caracas, na Venezuela, no dia 7 de Agosto de 1983 (25 anos). Filho de pais madeirenses emigrantes , cedo veio para Portugal (Madeira), começou a dar nas vistas no Marítimo e, aos 19 anos de idade transferiu-se para o Sporting a troco de 2.1 milhões de euros. Voltou a ser emprestado ao Marítimo até que, em Fevereiro de 2005 se transferiu para o Dínamo Moscovo numa transferência de 3 milhões de euros. Logo nessa temporada, foi eleito o Melhor Jogador do Dínamo de 2005. Danny realizou um número bastante elevado de jogos nas camadas jovens da Selecção, tendo inclusivamente participado ao serviço da mesma nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004. Ao serviço da Selecção A, o seu debut foi realizado no passado dia 20 (Agosto 2008), com uma boa exibição onde se destaca a bola enviada à trave da primeira vez que toca na bola (acabado de entrar). Quatro dias depois, estava a protagonizar a transferência surpresa deste defeso, ao se transferir do Dínamo de Moscovo para o Zenit Saint Petersburg por uma verba avaliada em 30 milhões de euros, onde vai ganhar mais de dois milhões de euros/época, num contrato válido por quatro temporadas.
Esta contratação deixa transparecer uma grande probabilidade de saída de Andrey Arshavin, visto que ambos os jogadores fazem a(s) mesma(s) posição(ões) - nº10 e extremo-direito, sendo que Danny ainda é mais polivalente que Arshavin, visto ter capacidade para jogar também a extremo-esquerdo. É uma boa compra esta do Zenit, visto que se formos fazer a pergunta se este jogador vale realmente os 30 milhões dispendidos pelo clube de Saint Petersburg, esta é uma questão duvidosa, porém há que interpretar isto desta forma: Arshavin é um excelente jogador que já manifestou por diversas vezes o desejo de sair e jogar em ligas mais competitivas (Liga Inglesa) logo, o Zenit tem de contratar um substituto "à altura". Danny é jovem, dois anos mais novo que Arshavin, está adaptadíssimo à Premier League Russa (foi o único jogador português que se adaptou à Premier League Russa, após as passagens mal-sucedidas por parte de Maniche, Costinha, Jorge Ribeiro, Luís Loureiro, Frechaut, Nuno Espírito Santo,...), ou seja, é um jogador que traz estabilidade, é uma aposta segura e era um elemento chave numa equipa candidata ao título (Dínamo de Moscovo), aproveitando-se para juntar o útil ao agradável, visto que ao mesmo tempo que serve para reforçar o Zenit, serve também para fragilizar uma equipa candidata ao título (que se encontra actualmente em segundo lugar, a quatro pontos do primeiro classificado: o Rubin Kazan).
NOTA: O Zenit só queria oferecer 25 milhões de euros pelo Danny (verba pela qual se deverá transferir Andrey Arshavin), porém, devido à intransigência de o Dínamo de Moscovo em vender por uma verba menor da assente na cláusula de rescisão (o Dínamo chegou a rejeitar uma proposta de 6 milhões de euros do CSKA de Moscovo por Danny), o Zenit teve de repensar a sua estratégia e, com peso nos factores que em cima referi (idade, adaptação ao futebol russo, etc), este acabou mesmo por formular uma proposta de 30 milhões - valor igual ao da cláusula de rescisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário