domingo, 24 de agosto de 2008

Hulk promete...


Estava eu num belo dia sentado ao computador nas minhas pesquisas de futebol, a ver o golo do mês da J-League (Liga Japonesa de Futebol) eis senão quando, observo um jogador do Tokyo Verdy, com um grande porte físico (apesar de ter apenas 68 kg e 1,78 cm) a dar balanço para bater um livre; o jogador ganha balanço e chuta a bola de uma maneira extraordinária em que esta vai sempre a subir e só pára nas redes da baliza adversária. Espantado, fui ver o nome do jogador, e lá estava: «Givanildo Vieira de Souza (HULK)». Pesquisei mais videos do jogador e, apesar de poucos - haviam apenas mais uns 4/5 no máximo - gostei imenso do que vi, até porque, como referi há pouco, este jogador possui uma característica que aprecio bastante num ponta-de-lança: um bom porte físico. Depressa me tornei um fã deste tal "Hulk".
Mais espantado fiquei ainda quando, aqui há cerca de um mês tomei conhecimento que a tal contratação sonante que Pinto da Costa preparava se tratava, nem mais nem menos, de...Hulk. Fiquei felicíssimo por saber que Hulk vinha jogar para a Liga Portuguesa para, assim, poder ter o privilégio de o observar regularmente e de "jogo para jogo". Creio que se trata de uma grande contratação para o FC Porto e creio também que o FC Porto é o clube ideal para ele por duas razões: uma delas prende-se com o facto do FC Porto dar tempo aos reforços, isto é, não ter a necessidade que o Benfica e o Sporting, por vezes, têm de os meter logo a jogar - o FC Porto é um clube que se pode dar ao luxo de esperar um tempo, com o intuito de preparar melhor os recém-chegados, dar um pouco mais de tempo para se adaptarem -característica própria dos melhores clubes europeus e que se deve ao facto de terem várias opções, não estando, portanto, dependentes de o "tal" jogador que está para chegar (mais um exemplo de boa gestão); a outra razão prende-se com o facto da Liga Portuguesa ser uma boa liga para fazer ligação entre campeonatos "menos competitivos" (desde o Japão até à Argentina e ao Brasil, por exemplo, salvo as devidas proporções) para campeonatos "mais competitivos", onde alinham as melhores equipas a nível mundial (Inglaterra, Espanha e Itália) que representam, para a grande maioria dos jogadores, a grande meta, o grande sonho de uma vida.
Neste video, fica o primeiro golo oficial de Givanildo Vieira de Souza, mais conhecido por Hulk, no também primeiro jogo oficial do Dragão para a época que se avizinha (2008/2009), frente ao Belenenses; golo este que será, acredito firmemente, o primeiro de muitos!

Nenhum comentário: