quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Fábio Paím no Chelsea


Fábio Paím no Chelsea. Foi esta uma das principais notícias futebolísticas do dia de ontem. E blues.

Fábio Paím é um extremo formado nas escolas leoninas, famosíssimas na produção de extremos, tais como Paulo Futre, Luís Figo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo. Depois da saída de Diogo Viana para o FC Porto (envolvida na transferência de Hélder Postiga para o Sporting), eis senão quando o Chelsea vai raptar a tal "promessa adiada", cujo valor se tarda a impor. Na época transacta, Paím esteve bastante aquém das expectativas, tanto ao serviço do Trofense (emprestado pelo Sporting até ao mercado de Inverno), como do Paços de Ferreira (emprestado pelo Sporting no mercado de Inverno), porém o potencial está lá e que o diga o United que o tentou contratar quando este tinha apenas 15 anos, tentativa falhada por acção do Sporting que o conseguiu segurar, renovando-lhe o contrato.
Excelente atitude esta do Chelsea, que viu neste jogador uma boa oportunidade de investimento. Assim, trata-se de um jogador barato (não se sabe, contudo, o valor da cláusula de compra em questão) pelas razões que tenho vindo a apontar (promessa constantemente adiada), com um excelente potencial. E, como se sabe, por vezes na vida, pequenos empurrões podem decidir a carreira de um profissional - se continuasse a ser emprestado Fábio Paím teria certamente mais dificuldades, visto que com esta ida para Inglaterra joga com um factor determinante de sucesso, ainda para mais na situação que vive, a motivação. Através do seu discurso, e não seriam necessárias muitas palavras para o perceber, entende-se que Paím está motivadíssimo para agarrar esta oportunidade, e quando assim é, torna-se tudo bastante mais fácil.
Para terminar esta curta postagem, gostaria de afirmar que acredito que o Chelsea irá exercer a cláusula de compra no final da época e que, se por acaso Paím defraudar as expectativas não faltarão rivais (FC Porto e Benfica) com vontade de acolher este jovem mal tratado no clube leonino (e por mal tratado entenda-se a falta de oportunidades concebidas na equipa principal do Sporting, que se devem, em grande parte, ao sistema táctico praticado em Alvalade: 4-4-2 Losango, com a consequente ausência de extremos).

NOTA: Mesmo que o Sporting fique com um direito de preferência relativamente a uma futura transferência de Paím do Chelsea para o futebol português, se os valores em questão forem elevados, o Sporting vê-se impotente para fazer retornar o jogador: não esqueçamos que a política de contratações do Sporting é a mais comedida dos considerados três grandes do futebol português.

Um comentário:

Adry disse...

Muito bem Pedro !!!
Assim trazes à luz valores - promessas que andam esquecidos.