sábado, 14 de março de 2009

2008-09, Liga Sagres 22ª jornada, Benfica 0 - V.Guimarães 1

Benfica 0 – V. Guimarães 1

Roberto 67’ 0-1

O Vitória entrou bem no jogo, e como exemplo está o remate rasteiro de Desmarets logo aos 5’, para boa defesa de Moreira. Aos 23’, Reyes tentou o passe, de livre, para Aimar, que por sua vez tentou chegar à baliza de Nilson pelo lado direito, mas cedo foi interceptado por Moreno. No entanto, Reyes voltou a apanhar a bola e a enviá-la para o 10 argentino que, de forma acrobática, falhou o alvo. Aos 43’, Reyes bate o canto longo, ao segundo poste, para Luisão que domina de peito e toca em Katsouranis. Por sua vez, este deixa a bola passar por debaixo das pernas e, quando David Luiz corria atrás do esférico para procurar o remate, eis que surge Aimar vindo detrás a chutar, frouxo, ao lado. Aos 65’, Reyes dá na direita em Aimar, que cruza a meia altura ao primeiro poste em direcção a Katso que, à meia-volta, envia a bola para fora num remate fraco. Dois minutos depois (67’), o Vitória chega ao golo por intermédio de Roberto: Marquinho apanha a bola a meio-campo, escapando a um carrinho de Miguel Vítor, segue com a bola e, mesmo no limite (deixa muitas dúvidas sobre se existe ou não fora-de-jogo, mas de qualquer das maneiras a decisão do árbitro é perfeitamente compreensível, tal é a dificuldade em avaliar o lance), o ponta-de-lança passa a bola ao seu companheiro de ataque Roberto que, de pé esquerdo, faz o golo com muita calma. Aos 69’ foi a vez do recém-entrado Nuno Gomes responder muito bem a um cruzamento vindo da esquerda protagonizado por David Luiz, ao qual o português cabeceia picado para a baliza de Nilson, que defende para canto. Aos 75’, Yebda comete falta discutível sobre Milhazes (não existiu, na minha opinião) para Moreno bater, a bola acabou por sair, no entanto, por cima da baliza de Moreira. Aos 85’, Reyes bateu longo um livre indirecto da esquerda do terreno, ao segundo poste, onde apareceu Miguel Vítor a cabecear para defesa apertada de Nilson para cima da trave. Aos 87’ Reyes intercepta um provável ataque do Guimarães, a bola sobra para Nuno Gomes que sabe como poucos o que fazer, parecendo que pretendia dar na direita do ataque para Urreta, mas preferindo passar para a esquerda onde Reyes está a entrar na área. O espanhol remata ao lado do poste. Aos 90’, naquela que foi a última oportunidade para os encarnados saírem da Luz com um resultado positivo, Balboa desperdiça, numa jogada que serve de metáfora para se perceber a relação do extremo com os adeptos benfiquistas – quando tem oportunidades de mostrar serviço, falha. Reyes leva a bola na esquerda, dá para o meio, para Urreta que, de calcanhar e bastante cercado, envia a bola para Balboa, sozinho na direita, frente a Nilson, tenta picar e falha o alvo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pobre exibição do SLB, contra um adversário que, na maior parte do jogo, pouco ou nada fez para o ganhar.
Este V.Guimarães esteve na Luz muitos furos abaixo do que víramos num Braga, num Leixões, num V.Setubnl, etc. e só sai vitorioso por erros crassos cometidos pelo sr. Flores....
Com efeito, treinando desde Julho de 2008 um naipe de jogadores de muita qualidade, como é possível que não tenha posto a equipa a jogar em bloco, num sistema bem definido, em 4x4(em losango bem alongado, com os interiores bem encostados às linhas)x2.
Estes bem abertos para amarrar os 4 defensores adversários e permitirem as entradas do 10 (Aimar ?).
Ontem, o 6 seria Katsouranis....
Como é possível que numa miserável 1ª parte, com jogadores aos cachos, de 2/3, distanciados de 3 e 4 metros apenas e um desamparado ponta de lança, tosco de pés que nunca foi solicitado nas alturas ( o seu forte é, além do jogo aéreo, a marcação de livres com o pé esquerdo, a que tambem não se recorre ), reentrasse, após o intervalo, com o mesmo sistema e só muitos minutos depois substituir um avançado por outro avançado ( quando teria de meter 2 na área vimaranense...) ?
Estava a jogar para o empate, ou quê?
Para vencer, nem que abdicasse do Yebda e dum defensa, jogando com 3 centrais- que os tinha de qualidade, em campo....
Mas não. Optou por um esquema amorfo e, daí, a derrota.
Se se tratasse dum treinador britânico, mereceria um único comentário : "shame on you, Mr. Flowers".
Joga, daqui em diante, o SLB para o 2º lugar e tudo porque o seu técnico não conhece a realidade do futebol português, nem se preocupa com a criação de automatismos, lances de laboratório, jogadas estudadas,etc. etc.
JA