segunda-feira, 30 de agosto de 2010

1º Prognóstico do Ano...


Grande nível que apresenta o Braga e que, não vou dizer nada que já não tenha sido dito e escrito, tem de ser levado cada vez mais a sério, como todas as equipas da liga já perceberam. Domingos disse que o resultado foi melhor que a exibição. Tenho de confessar que não vi qualquer jogo da eliminatória contra o Celtic e contra o Sevilha só vi o jogo no Sánchez Pizjuán, mas sei o que vi ontem, contra o Marítimo de Van der Gaag. E o que vi foi uma equipa com vontade de se demarcar cada vez mais do rótulo de ‘clube pequeno’, apesar de ter a certeza (não achar) que para que o Braga seja considerado um dos ‘grandes’ muitos danoninhos terá de comer. Entenda-se títulos, porque massa adepta vem por acréscimo.

Mas o que me trouxe de volta à escrita não foram as grandes exibições de Matheus, Alan e Elderson, mas sim de Sílvio, jovem lateral português, que se tem valido da lesão do ex-titular (penso que já assim o podemos tratar) Miguel Garcia, para se fazer valer e mostrar nos grandes palcos as suas qualidades.

Assim aconteceu ontem. A ele pertenceu a autoria do momento alto da noite, um golão ao cair do pano da 1ª parte: recebe a bola à entrada da área, do lado direito, dominando de peito, mete-a para dentro, simula o remate de pé esquerdo (o seu mais fraco), induzindo em erro o adversário e obrigando-o a ficar-se pelo caminho e, quando viu que era o momento certo, não se conteve e o remate fortíssimo e colocadíssimo (não, não são elogios a mais) saiu-lhe desse seu pé mais fraco, que demonstra ser forte.

Eis o meu primeiro prognóstico da temporada: para o ano (não excluo a possibilidade de acontecer já na reabertura de Inverno, apesar de mais provável ser ocorrer no próximo defeso de Verão) Sílvio está a mudar-se para o Porto.

Jogador jovem, que já vem demonstrando toda a sua qualidade ao serviço do Rio Ave, nas últimas temporadas, português, actua nos dois flancos da ala defensiva tem se vindo a impor como gente grande e já foi, inclusive, chamado aos AA nacionais. Falou-se na hipótese Sporting, mesmo antes de assinar pelo Braga, mas o que é facto é que as grandes relações que ligam Salvador a Pinto da Costa, o facto de Sílvio ter sido mais um desperdício do Benfica (foi lá formado) e do dono do lugar portista ser ocupado pelo banal Sapunaru, estes 3 motivos, em conjunto com a da sua óbvia qualidade, fazem-me prever uma transferência da Pedreira para o Dragão para o jovem Sílvio.

Afinal de contas, não podemos descurar a ida de Miguel Lopes do Rio Ave para o Porto há 1 ano atrás. O único motivo que não aparecia na lista eram as relações de Pinto da Costa com Salvador, porque o negócio foi feito com o Rio Ave, mas o facto de ter sido desaproveitado pelo Benfica e de ser um jovem português com valor estavam presentes.

Deixo até uma pergunta no ar: alguém tem dúvidas que se a lesão contraída ontem por Sapunaru for prolongada, isto é, medida em meses e não em semanas, o Porto não o vai já, imediatamente, resgatar à Pedreira? Pois eu não tenho. É que com a saída iminente de Fucile (surpreendente será a sua permanência), ficará apenas Miguel Lopes no activo...

Sim, trata-se mesmo de uma subida meteórica, estou a insinuar que Sílvio poderá ser o titular da ala direita da defesa portista a partir de hoje ou amanhã, a partir de Janeiro...ou a partir de de finais do próximo mês de Maio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom vaticínio, Pedro.
Também apostaria 10 contra 1..
JA