domingo, 19 de setembro de 2010

Prospecção: Adem Ljajić, o 'pequeno Kaká'

Adem Ljajić (Fiorentina) – 18 anos (29.09.1991) – nº10 – SÉRVIA

182cm

74kg

Grande jogador este jovem médio ofensivo de 18 anos, que a Fiorentina contratou ao Partizan em Janeiro, num negócio que envolveu 8 milhões de euros.

Depois de, a 2 de Janeiro de 2009, o Man Utd ter anunciado a sua contratação ao Partizan, conjuntamente com a de Zoran Tošić, seu compatriota (actualmente já no CSKA de Moscovo), o clube de Manchester anunciou também que Tošić juntar-se-ia de imediato ao clube, ao passo que Ljajić passaria ainda esse ano com o Partizan para poder ir evoluindo, podendo então, em Janeiro de 2010, juntar-se a Ronaldo, Rooney e Companhia Limitada no United, já a título definitivo. Contudo, complicações, envolvendo a sua licença de trabalho fizeram o negócio abortar, e foi aí que a equipa de Florença se chegou à frente e assegurou os préstimos da jovem promessa pelos valores que atrás já adiantei. Depois de ter perfazido um total de 9 jogos na temporada transacta, o do sábado, frente à Lázio, no Artemio Franchi, foi o seu 2º jogo desta época, que só agora começa, e nele fez oficialmente, pela primeira vez, o gosto ao pé com a maglia viola vestida.

E o 1º de muitos, espera-se. Pois Ljajić é daqueles que não engana. Apesar da tenra idade, deixa já bem patente ser a posição 10 aquela que melhor se adapta, coaduna e exponencia todas as suas características, apesar de mostrar atributos para desempenhar várias posições a meio-campo (nomeadamente descaída sobre uma ala, onde também provoca muitos estragos), que para render o máximo necessita de liberdade de movimentos e criatividade, pois rapidamente, ao vê-lo jogar e tratar a bola por tu, se depreende que o seu forte está no controlo de bola, na rapidez com que a transporta e na técnica que os seus pés deixam transparecer da forma mais natural possível.

Sempre que parte no um-para-um, e muitas são as vezes, fá-lo de peito aberto, com a plena consciência de que tem tudo para sair vencedor do duelo, seja qual for o adversário.

Como dizia, o controlo de bola em velocidade é mesmo o seu forte, já que por muitas cargas que lhe provoquem muito dificilmente conseguirão ver o seu objectivo logrado, o de o fazer desgarrar-se da ‘rendondinha’. Um regalo à vista e um valor muito seguro a ter em conta.

2 comentários:

saviolz. disse...

http://golo-dourado.blogspot.com/ vai uma parceria ?

Anônimo disse...

Excelente comentário,com uma ligeira correcção : ter perfeito 9 jogos em vez de ter perfazido, ja que perfazer tem como particípio passado perfeito.
Ou será que com estas alterações ao Acordo Ortográfico já não é assim?
Boa análise futebolística!!!!!